quinta-feira, 30 de outubro de 2014

LBMat na maior Feira Científica do estado, na Universidade Tiradentes

Laboratório de Biomateriais-LBMat na Feira Científica 




Nesta quarta-feira, dia 29 de outubro, a equipe de pesquisa do laboratório LBMat, que faz parte de Instituto de Tecnologia e pesquisa, participa de mais uma das exposições de seus trabalhos na feira científica da Universidade Tiradentes, foram apresentados projetos inéditos e patenteados que o mesmo veio a adquirir ao decorrer desses anos. O LBMat hoje é um dos laboratórios de pesquisa que possui vasta gama de projetos executados por ano, e que vem, crescendo cada vez mais, composto por uma equipe de pesquisadores e alunos de varias áreas do conhecimento.
Denize Oliveira Aluna de Biomedicina - Universidade Tiradentes e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação pelo LBMat/ITP. 

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Letra da linda cação de Flávio Venturini




CLUBE DA ESQUINA II

Flávio Venturini

Porque se chamava moço
Também se chamava estrada
Viagem de ventania
Nem lembra se olhou pra trás
Ao primeiro passo, aço, aço....
Porque se chamava homem
Também se chamavam sonhos
E sonhos não envelhecem
Em meio a tantos gases
lacrimogênios
Ficam calmos, calmos, calmos
E lá se vai mais um dia
E basta contar compasso
e basta contar consigo
Que a chama não tem pavio
De tudo se faz canção
E o coração
Na curva de um rio, rio...
E lá se vai mais um dia
E o Rio de asfalto e gente
Entorna pelas ladeiras
Entope o meio fio
Esquina mais de um milhão
Quero ver então a gente,
gente, gente...

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

EBOLA

Tudo sobre vírus Ebola



          Microfotografia de um virião do vírus de Ebola. 

Histórico e Definição da Doença


Ebola ou febre hemorrágica é uma doença que tem sido disseminada pelo pais Africano, assim não tão rara, mas fatal, sendo as vitimas tendo pouquíssimas chances de cura, ela é causada pela infecção por um vírus da família Filoviridae, gênero Ebolavírus. Há cinco espécies de vírus: Bundibugyo, Zaire, Sudão, Reston, e Tai Floresta (anteriormente chamado Ebola Cote d'Ivoire), a primeira espécie de Ebola foi descoberto em 1976 perto do rio Ebola, hoje a República Demócratica do Congo. 


Sobre o hospedeiro ainda desconhecemos, no entanto, com base nas evidências disponíveis e da natureza do vírus semelhantes, os pesquisadores acreditam que o vírus é de origem animal suportados com morcegos como o reservatório mais provável.


Quando uma infecção ocorre em seres humanos, há várias maneiras de o vírus pode ser transmitida aos outros: 


  • contato direto com o sangue ou fluidos corporais (incluindo mas não limitado a fezes, saliva, urina, vômito e sémen) de uma pessoa que está doente com Ebola
  • contato com objetos (como agulhas e seringas) que foram contaminados com o sangue ou fluidos corporais de uma pessoa infectada ou com animais infectados.

           

             Morfologia de um virion e mecanismo de Replicação 







O virion é constituído, por quatro proteínas principais, NP,VP35, VP30, e L é o que compõem o complexo da nucleocapsídios. O que diferencia o vírus Ebola da maioria dos vírus da ordem de Mononegavirales, são 3 nucleocapsídios. O vírus apenas necessita de NP, VP35, e G para facilitar a replicação. Assim, quando Ebola entra na célula ele primeiro precisa ser transcrito, e para isso, ele usa seu nucleocapsídio VP30 proteína que ativa a transcrição do vírus. A proteína funciona através da ligação entre RNA através de um Cys-His. O zinc finger pode realmente ser usado para interagir diretamente com RNA. O vírus começa a transcrição ligando-se uma RNA polimerase para um local de ligação localizado no interior da região líder do genoma. A RNA polimerase, em seguida, move-se através do molde de RNA e começa a transcrição de genes individuais de 3 'para 5'. No processo de transcrição deve transcrever o seu genoma. Ele faz isso através de transcrever-se em sete RNAs mensageiros. O comprimento RNAs é determinada por sinais que fazem parar. Então através deste mecanismo estruturas estáveis são formadas. Devido à natureza da polimerase de ser libertado a partir da matriz de RNA após a formação do mRNA, como as proteínas NP (mais próximas da extremidade 3 ') têm os mais elevados níveis da enzima, enquanto proteínas como L (mais próximas do terminal 5') são transcritos no nível mais baixo. A célula pode tentar impedir que o vírus da transcrição, só o VP30 é capaz de parar o término da síntese de RNA, após a transcrição foi iniciada.



Sinais e Sintomas 

Sinais e sintomas do Ebola tipicamente incluem:

Os sintomas podem aparecer em qualquer lugar 2 a 21 dias após a exposição ao Ebola, mas a média é de 8 a 10 dias.

• Febre (superior a 38,6 ° C ou 101,5 ° F)
• Forte dor de cabeça
• A dor muscular
• Vômitos
• Diarreia
• Dor de estômago
• Sangramento ou hematoma inexplicável

Recuperação depende da resposta imunitária do paciente, pessoas que se recuperam da infecção do Ebola desenvolveram anticorpos que duram pelo menos 10 anos.

Diagnóstico Clínico 

O diagnóstico nos primeiros dias é difícil, pois os sintomas iniciais, tais como febre, não são específicos para a infecção Ebola e são vistos frequentemente em pacientes com doenças que ocorrem mais comumente, como a malária e a febre tifóide. Mas os achados de contato anterior com pessoas, matérias ou animais contaminados, requer o isolamento do paciente e os profissionais de saúde notificados, sendo recolhido amostras de fluidos corporais do paciente para análise de confirmação da infecção.

Diagnóstico Laboratorial 


Placa de ELISA e pipeta multicanal.

É dado pela confirmação de testes como:

-Teste Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay (ELISA);
Reação em cadeia da polimerase (PCR);
- O isolamento do vírus;

Teste de monitoramento depois da constatação e tratamento:

-  Dosagem de Anticorpos IgM e IgG; 



Retrospectivamente em pacientes falecidos:

 - Teste imuno-histoquímica;
-   PCR;


Tratamento 




O tratamento da infecção é importante, mas desafiador já que a doença é difícil de diagnosticar clinicamente no início fases da infecção. No entanto, houve um tratamento experimental, e este provou ser eficaz em em seres humanos, uma vacina desenvolvida pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, também está sendo testada há dois meses em Washington e no Reino Unido.

Os sintomas do Ebola são tratados como eles aparecem, as seguintes intervenções básicas, quando usado precocemente, pode significativamente
melhorar as chances de sobrevivência:

• Fornecer intravenosa (IV) de fluidos e eletrólitos balanceamento (sais do corpo);
• Manter o status de oxigênio e pressão arterial;
• Tratar outras infecções se ocorrerem;


Prevenção 





Quando casos da doença aparecem, existe um risco grande de transmissão dentro de serviços de saúde. Portanto, profissionais de saúde devem ser capazes de reconhecer um caso de Ebola e estar pronto para usar o controle adequado da infecção. O objetivo dessas técnicas é evitar o contato com sangue ou fluidos corporais de um paciente infectado.

Procedimentos adequados incluem:

• Isolamento de pacientes com Ebola;
• Uso de roupas de proteção (incluindo máscaras, luvas, batas impermeáveis ​​e óculos de proteção ou protetores faciais) por  pessoas que cuidam de pacientes infectados com o Ebola;
• O uso de outras medidas de controle de infecção (como a esterilização de equipamentos completo e uso rotineiro de desinfetante);
• Evite tocar os corpos de pacientes que morreram de Ebola;

Os profissionais de saúde também devem ter a capacidade de solicitar exames de diagnóstico ou de preparo de amostras. A Organização Mundial de Saúde, tem desenvolvido um conjunto de diretrizes para prevenção e controle e assim evitar propagação do vírus Ebola. 

O manual  de controle de Infecção Intitulada para Febres Hemorrágicas Virais dos cuidados de saúde Africano, descreve como:

• Reconhecer os casos de febre hemorrágica viral;
• Prevenir a transmissão em ambiente de cuidados de saúde, utilizando materiais disponíveis localmente e mínimo recurso financeiro; 

Profissionais de saúde na África, com equipamentos de proteção individual.



Source: A. Lefebvre, C. Fiet , C. Belpois-Duchamp, M. Tiv , K. Astruc, L.S. Aho Glélé; Case fatality rates of Ebola virus diseases: A meta-analysis of World Health Organization data, Service d’épidémiologie et d’hygiène hospitalières, hôpital d’enfants, CHU, 14, rue Paul-Gaffarel, BP 77908, 21079 Dijon cedex, France Received 15 April 2014; Elsevier Masson SAS. All rights reserved, 2014.


terça-feira, 30 de setembro de 2014

Residência em Biomedicina no Hospital Sírio-Libanês


RESIDÊNCIA EM BIOMEDICINA


A Residência em Biomedicina no Diagnóstico por Imagem, ênfase em Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada, possuí como objetivo qualificar os profissionais que buscam se preparar para enfrentar o mercado de trabalho, proporcionando uma formação não apenas técnica e teórica, mas também nos aspectos humanos e multidisciplinares através da prática em ambiente clínico. Desenvolver conhecimentos técnico-científicos relacionados à prática de biomedicina no diagnóstico por imagem, levando em questão pontos como: tecnologias de equipamentos, cuidados e segurança com o paciente durante a realização dos procedimentos, peculiaridade dos métodos diagnósticos, indicações e contraindicações aos métodos, protocolos específicos de estudos, visando a contribuição com excelência para a área da saúde.

Confira o Edital:
http://www.residencia2015siriolibanes.com.br/visitantes/edital_PROFISSIONAIS_SAUDE_VFinal.pdf

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Nossa Senhora da Glória-se completa 86 Anos

Hoje a cidade de Nossa Senhora da Glória-se completa 86 Anos!

História
A primeira povoação na região da atual cidade recebeu o nome de Boca da Mata, dado pelos viajantes que descansavam no local. Por volta de1600 a 1620, os ranchos ali existentes formaram uma povoação. Posteriormente, a localidade foi rebatizada quando o pároco Francisco Gonçalves Lima, fez uma campanha junto aos moradores para aquisição de uma imagem de Nossa Senhora da Glória.
município, que ficou conhecido como a “Capital do Sertão”, tem a maiorfeira da região e acabou atingindo um desenvolvimento muito maior que a sua antiga sede, Gararu.
A evolução política de Boca da Mata iniciou-se em 1922, quando a povoação passou a ser sede do 2º Distrito de Paz de Gararu, já com a denominação de Nossa Senhora da Glória. Seis anos depois, no dia 26 de setembro, passou à condição de vila e foi desmembrada de Gararu. Nessa época o município passou a pertencer à Comarca de Capela.
No dia 1º de janeiro de 1929, a vila teve como primeiro intendente João Francisco de Souza, que construiu a prefeitura. Ele foi eleito para o período de 1930 a 1934, mas teve o mandato interrompido pelo movimento revolucionário de 1930.
Segundo dados colhidos de relatórios feitos pela Universidade Tiradentes baseados no IBGE dos anos de 1991 a 1996 cedidos pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer de Nossa Senhora da Glória, as terras em que hoje se erigiu o município teriam pertencido, no início do século XVII, a Tomé da Rocha Malheiros. O historiador Carvalho Lima Júnior teria afirmado que uma sesmaria de 10 léguas, a partir da Serra Tabanga, estendendo-se para o sertão, ter-se-ia tornado posse daquele beneficiário.
À medida que a economia pastoril se desenvolvia pelo sertão sergipano, através da instalação de currais de gado, o conseqüente processo de ocupação espacial e modificação do meio para a instalação de futuras comunidades foi, pouco a pouco, devastando a mata de vegetação muito alta e densa que cobria o solo daquela região. Entretanto, por ser rota obrigatória para os que vinham de outras regiões, antes de surgirem as primeiras povoações, o local serviu de ponto de descanso no qual pernoitavam os viajantes que se dirigiam a Cotinguiba interessados na compra de açúcar e jabá.
Sua primeira denominação, “Boca da Mata”, segundo relatam os glorienses mais idosos, deu-se por conta desses viajantes, pois tinham medo de seguir suas rotas durante a noite e ali, na entrada da mata, dormiam. Disso surgiu uma expressão que se tornou comum entre eles: “dormir na boca da mata”. Daí a origem da toponímia.
Os ranchos que ali se fizeram por conta dessas estadas dos tropeiros, durante as viagens, originaram o primeiro núcleo habitacional. O surgimento do povoado foi se dando entre terras, onde se começou uma modesta atividade pecuária, e sítios, onde se começava a plantar mandioca, milho, feijão e algodão.
Em 1922, a lei nº 835 de 6 de fevereiro, constituiu o então povoado “Boca da Mata” como 2º Distrito de Paz do município de Gararu. A partir daí, sua denominação oficial passou a ser Nossa Senhora da Glória. Em 26 de Setembro de 1928, deu-se a Emancipação Política do município pela lei nº 1.014.
O nome Nossa Senhora da Glória, segundo informam as pessoas mais antigas do lugar, foi iniciativa do Pe. Francisco Gonçalves Lima, seu primeiro capelão, que trouxe a imagem da referida santa, consagrada então padroeira do lugar, e o sino para a primeira capela.

Ação social em JAPARATUBA-SE

Neste sábado dia 27 de setembro de 2014, a estudante de biomedicina Denize Oliveira estará mais uma vez em uma de suas ações comunitárias, participando de mais um evento social e de promoção a saúde, extensão em município de Japaratuba, Sergipe, com objetivo de realizar dosagens glicêmicas gratuitas nas pessoas daquela região, e promoção a saúde em geral. Logo após voltaremos com mais informações.
By Cleufia Oliveira

terça-feira, 23 de setembro de 2014

NewSpace - Apresentação


 NewSpace é um canal inovador, criado recentemente, que tem o objetivo de tornar público, vários temas referentes, a ciências, artes e tecnologias, através de vídeos informativos.