Os polímeros são macromoléculas, de alto peso molecular,
formados por uma união sucessiva moléculas pequenas, estruturas denominadas
monômeros (Lárez, 2003).
A palavra polímero é originada do grego, cujo significado é ’’muitas partes’’(poli: muitas, mero: partes). Os polímeros são capazes de adquirirem condições plásticas, por ação de calor e pressão. Quimicamente são materiais naturais ou sintéticos.
Obtenção dos Polímeros
São obtidos através de reações químicas de polimerização, que formam estruturas moleculares que consistem na repetição de pequenas unidades, chamadas meros.
Porque são interessantes?
O homem tem utilizado polímeros naturais como amido, celulose e seda, entre outros. A partir da primeira metade do século XX, quando o Químico alemão Hermann Staudinger (1881-1963, pioneiro no estudo da química dos polímeros, galardoado com o Prêmio Nobel da Química em 1953) descobriu o processo de polimerização, a síntese de polímeros deixou de ser apenas um fenômeno natural. Desde então, o estudo dos polímeros naturais e principalmente dos sintéticos desenvolveu-se rapidamente. Todavia, existe uma variedade de produtos produzidos a partir de materiais poliméricos, onde estes são utilizados em varias áreas, como exemplo, nas industrias farmacêuticas, indústrias alimentícias, indústrias de automóvel, de embalagens, de revestimentos e de vestuário,sendo incorporado de forma permanente em nosso cotidiano. Isso deve-se também ao fato dos polímeros sintéticos terem vindo a conquistar muitos mercados através da substituição de outros materiais, como papel, madeira e metais.
Fonte: Marques, Luíza; Universidade de Évora, Departamento e Centro de Química.
Nenhum comentário:
Postar um comentário