terça-feira, 30 de setembro de 2014

Residência em Biomedicina no Hospital Sírio-Libanês


RESIDÊNCIA EM BIOMEDICINA


A Residência em Biomedicina no Diagnóstico por Imagem, ênfase em Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada, possuí como objetivo qualificar os profissionais que buscam se preparar para enfrentar o mercado de trabalho, proporcionando uma formação não apenas técnica e teórica, mas também nos aspectos humanos e multidisciplinares através da prática em ambiente clínico. Desenvolver conhecimentos técnico-científicos relacionados à prática de biomedicina no diagnóstico por imagem, levando em questão pontos como: tecnologias de equipamentos, cuidados e segurança com o paciente durante a realização dos procedimentos, peculiaridade dos métodos diagnósticos, indicações e contraindicações aos métodos, protocolos específicos de estudos, visando a contribuição com excelência para a área da saúde.

Confira o Edital:
http://www.residencia2015siriolibanes.com.br/visitantes/edital_PROFISSIONAIS_SAUDE_VFinal.pdf

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Nossa Senhora da Glória-se completa 86 Anos

Hoje a cidade de Nossa Senhora da Glória-se completa 86 Anos!

História
A primeira povoação na região da atual cidade recebeu o nome de Boca da Mata, dado pelos viajantes que descansavam no local. Por volta de1600 a 1620, os ranchos ali existentes formaram uma povoação. Posteriormente, a localidade foi rebatizada quando o pároco Francisco Gonçalves Lima, fez uma campanha junto aos moradores para aquisição de uma imagem de Nossa Senhora da Glória.
município, que ficou conhecido como a “Capital do Sertão”, tem a maiorfeira da região e acabou atingindo um desenvolvimento muito maior que a sua antiga sede, Gararu.
A evolução política de Boca da Mata iniciou-se em 1922, quando a povoação passou a ser sede do 2º Distrito de Paz de Gararu, já com a denominação de Nossa Senhora da Glória. Seis anos depois, no dia 26 de setembro, passou à condição de vila e foi desmembrada de Gararu. Nessa época o município passou a pertencer à Comarca de Capela.
No dia 1º de janeiro de 1929, a vila teve como primeiro intendente João Francisco de Souza, que construiu a prefeitura. Ele foi eleito para o período de 1930 a 1934, mas teve o mandato interrompido pelo movimento revolucionário de 1930.
Segundo dados colhidos de relatórios feitos pela Universidade Tiradentes baseados no IBGE dos anos de 1991 a 1996 cedidos pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer de Nossa Senhora da Glória, as terras em que hoje se erigiu o município teriam pertencido, no início do século XVII, a Tomé da Rocha Malheiros. O historiador Carvalho Lima Júnior teria afirmado que uma sesmaria de 10 léguas, a partir da Serra Tabanga, estendendo-se para o sertão, ter-se-ia tornado posse daquele beneficiário.
À medida que a economia pastoril se desenvolvia pelo sertão sergipano, através da instalação de currais de gado, o conseqüente processo de ocupação espacial e modificação do meio para a instalação de futuras comunidades foi, pouco a pouco, devastando a mata de vegetação muito alta e densa que cobria o solo daquela região. Entretanto, por ser rota obrigatória para os que vinham de outras regiões, antes de surgirem as primeiras povoações, o local serviu de ponto de descanso no qual pernoitavam os viajantes que se dirigiam a Cotinguiba interessados na compra de açúcar e jabá.
Sua primeira denominação, “Boca da Mata”, segundo relatam os glorienses mais idosos, deu-se por conta desses viajantes, pois tinham medo de seguir suas rotas durante a noite e ali, na entrada da mata, dormiam. Disso surgiu uma expressão que se tornou comum entre eles: “dormir na boca da mata”. Daí a origem da toponímia.
Os ranchos que ali se fizeram por conta dessas estadas dos tropeiros, durante as viagens, originaram o primeiro núcleo habitacional. O surgimento do povoado foi se dando entre terras, onde se começou uma modesta atividade pecuária, e sítios, onde se começava a plantar mandioca, milho, feijão e algodão.
Em 1922, a lei nº 835 de 6 de fevereiro, constituiu o então povoado “Boca da Mata” como 2º Distrito de Paz do município de Gararu. A partir daí, sua denominação oficial passou a ser Nossa Senhora da Glória. Em 26 de Setembro de 1928, deu-se a Emancipação Política do município pela lei nº 1.014.
O nome Nossa Senhora da Glória, segundo informam as pessoas mais antigas do lugar, foi iniciativa do Pe. Francisco Gonçalves Lima, seu primeiro capelão, que trouxe a imagem da referida santa, consagrada então padroeira do lugar, e o sino para a primeira capela.

Ação social em JAPARATUBA-SE

Neste sábado dia 27 de setembro de 2014, a estudante de biomedicina Denize Oliveira estará mais uma vez em uma de suas ações comunitárias, participando de mais um evento social e de promoção a saúde, extensão em município de Japaratuba, Sergipe, com objetivo de realizar dosagens glicêmicas gratuitas nas pessoas daquela região, e promoção a saúde em geral. Logo após voltaremos com mais informações.
By Cleufia Oliveira

terça-feira, 23 de setembro de 2014

NewSpace - Apresentação


 NewSpace é um canal inovador, criado recentemente, que tem o objetivo de tornar público, vários temas referentes, a ciências, artes e tecnologias, através de vídeos informativos.